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Séc XXI

Anos 90

Anos 80

Anos 70

Anos 60

Anos 80

     Inicia a fase de transição, é a época em que o Brasil passa da ditadura à democracia. Continuamos a receber alunos do interior, mas em minoria. Passo Fundo cresce, cada vez mais a Escola entra na cidade, ou seja, passa a fazer parte do meio urbano. As pessoas passam a respirar gradativa e lentamente o ar da liberdade, os jovens e adolescentes dos anos sessenta casam e começam a ter seus filhos.
     Os alunos continuam sendo filhos de pais que, em sua maioria, são membros de famílias tradicionais. As contradições pais x filhos, escola x família, escola x alunos, alunos x alunos, tornam-se cada vez mais profundas e complexas, porém, continuam sendo obedientes e dóceis, embora com iniciativas bem mais críticas, identificam as injustiças sociais e questionam os sistemas. O currículo da Escola muda continuamente para atender as novas necessidades.
     Os alunos dessa fase são filhos de pais urbanos, em que a noção de liberdade é contra ou pró-ditadura. Muitos se acham perdidos na liberdade, atarefados no trabalho com carga horária e exigência de produtividade cada vez maior, preocupados com a ascensão social. Os filhos, por sua vez, perdem a noção dos limites e dos valores, pois são modificados pela imposição dos meios de comunicação, pelas novidades eletrônicas, permeados por princípios individualistas, consumistas e de competitividade. 
     A proposta político pedagógica vai se modificando a partir das exigências de cada momento histórico, mas procura manter seu caráter libertador em busca da autonomia e cidadania de seus sujeitos.


 


 

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