Princípios Filosóficos
O ser humano como um ser inconcluso
Partimos do princípio de
que o ser humano não nasce pronto (é um ser inconcluso).
É um ser criado e como tal, enquanto peregrino neste
mundo, nunca poderá se assumir com absoluto (pronto,
acabado, perfeito). É um ser de busca, porque quer
aperfeiçoar-se e assim atingir o absoluto. Procura
superar seus limites (transcender-se). Nessa busca de
transcendência revela-se curioso e insatisfeito com suas
conquistas pessoais. Por essa razão, é muitas vezes
denominado de "ser projeto". Como "ser projeto" vai se
construindo, e aperfeiçoando no confronto com o outro,
com o contexto onde está inserido. Ele é um ser no
mundo. Como ser no mundo precisa construir sua história
e assumir-se como sujeito da mesma. É o lugar, enquanto
centro do mundo; é o aqui, o agora e o presente, na
medida em que a história é possibilidade pela sua
consciência que é a síntese do passado e a projeção do
futuro. Passado e futuro são possibilidades pela
consciência. Esta é o presente.
O ser humano deseja a segurança, quer superar sua
fragilidade e sua finitude. A segurança possível requer
que o ser humano seja capaz de assumir sua
historicidade, para tanto precisa aceitar-se com um ser
inseguro. Esta aceitação é fruto da reflexão (permite a
liberdade interior, o aceitar-se e o assumir-se). Caso
isto não aconteça o ser humano procurará absolutizar-se
como ser no mundo, ou seja, ter-se como pronto,
perfeito, acabado.
As duas tendências do ser humano de transcender-se e de
alienar o sentido do seu ser, denomina-se também de
tendências do ser-projeto e acomodação, e se radicam na
natureza incompleta do ser humano. A luta contra estas
tendências, a constante superação o fazem mais humano.
O ser humano com um ser de potencialidades e
necessidades
Ser humano é portador de potencialidades, estas lhe são
inerentes e se desenvolvem no confronto com o mundo. As
potencialidades, geram necessidades. Podem ser atendidas
pelo contexto onde o ser humano está inserido, o
ambiente externo. Caso o ambiente não favoreça o
atendimento das necessidades, consequentemente
interferirá no desabrochar das potencialidades. Estas
podem não se desenvolver harmoniosamente abalando o
desenvolvimento do ser humano.
O atendimento às necessidades requer a participação de
todos na construção de ambientes favoráveis ao
desenvolvimento das potencialidades e produção de
objetos e instrumentos capazes de responder as
necessidades. Destas destacamos a educação, objetivo
primeiro do IMD.
O ser humano se constrói em interação com o
ambiente onde vive
Como um ser no mundo o ser humano está inserido em um
ambiente, em um determinado contexto. A medida em que,
como sujeito é livre, interfere neste contexto, também
sofre influência do mesmo. O contexto, o ambiente pode
colaborar na construção do ser humano ou então
interferir de maneira negativa, ou até mesmo negar esta
construção. O ser humano deve adquirir autonomia frente
ao contexto, para se tornar sujeito de sua história e
agente transformador da realidade.
O ser humano se constrói sua liberdade
A liberdade é construção
humana em decorrência de sua finitude. A liberdade total
só é possível a um ser absoluto, Deus. Para o ser humano
a liberdade é o caminho que cada um constrói na
tentativa de superar seus limites em busca de sua
realização. A liberdade é uma dimensão do sujeito, o que
implica em construção e responsabilidade. A negação da
dimensão do sujeito é a negação da liberdade. Ser
sujeito é conquista permanente, a liberdade é busca
diária. |