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Ed. Libertadora

Pedagogia

Filosofia

Objetivos

 

 

Educação Libertadora

     A natureza institucional do IMD é constituída, centralmente, a partir de dois elementos básicos: do projeto de sociedade que se busca construir, de onde derivam os nossos princípios de atuação; e da análise que fazemos da realidade.
     Na ação educativo-pedagógica os educadores do IMD tem como objetivo estratégico a transformação da sociedade e a construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e democrática. Uma sociedade onde a sociedade civil assuma e construa a sua cidadania , através de organizações autênticas, autônomas e democráticas que expressem a pluralidade social e garanta às classes populares o poder de serem sujeitas de seu próprio destino. Uma sociedade onde o Estado seja democrático, com participação e controle popular e que oriente suas políticas para a construção de uma ordem econômica que garanta qualidade de vida ao conjunto da população brasileira, distribuindo renda, riqueza e poder.
     A construção de uma nova sociedade exige a construção de cidadãos sujeitos históricos capazes de intervir nos espaços da sociedade civil e políticas capazes de disputar hegemonia, buscando alterar a correlação de forças a favor do projeto que se quer construir. Isto coloca para o IMD os princípios e ideais da educação libertadora como elementos centrais que perpassem a ação pedagógica da escola.

       A Problemática da Liberdade
     Um dos valores mais prezados pelo ser humano é a liberdade. Não é algo dado, mas construído. É uma conquista que se faz e que se perpetua no cotidiano, especialmente nas relações com o outro e no enfrentamento com a realidade. A liberdade vincula-se estreitamente à consciência do ser sujeito. O homem torna-se sujeito à medida em que tem nas mãos o seu caminho e seus objetivos, o que lhe exige constantes opções. A opção, por este ou aquele caminho é atribuído da liberdade. Somente a consciência de ser livre permite ao homem optar. É uma conquista e ao mesmo tempo um desafio. Gera crises e conflitos que, às vezes, não desejamos assumir. Ser sujeito exige do ser humano este enfrentamento. Para ser livre necessita-se antes de tudo ser sujeito. Este exercício se efetiva na luta contra os limites e na busca da realização pessoal. O confronto contra os limites, que insegurança não é algo passivo ao ser humano, ao contrário, o angustia e o caracteriza como um ser finito. A tendência natural seria a acomodação e a passividade, que nada constrói. Como sujeito o homem exercita sua liberdade na superação e na busca.
     A arte de educar traz presente esta dimensão. Educar é construir conscientes do lugar que ocupam no meio onde vivem (escola, comunidade, sociedade). É preparar o educando exercer sua liberdade com consciência e responsabilidade. No exercício da liberdade o educando fortalece sua condição de sujeito e constrói sua história.

      A Arte de Educar
     O ato de educar (e-ducare no latim) muito mais que uma atividade isolado na vida do ser humano é um processo, e como tal envolve todo o ser humano e acontece em toda a sua vida. A educação deve gerar transformações. Significa que no processo de transmissão e troca de conhecimentos e, consequentemente, da socialização aparece em evidência a perspectiva de transformação. O processo educativo como encontro de sujeitos: educando, educador, realidade, surge e se faz dialeticamente. Sujeitos diferentes que se encontram na prática educativa com objetivos comuns.
     A prática, quando refletida e conduzida por uma metodologia adequada permite que as transformações se tornem instrumentos de melhora qualitativa da prática. Ao mesmo tempo os sujeitos envolvidos na prática (educador, educando, contexto) sofrem transformações. É importante, de parte dos envolvidos no processo, a abertura ao novo que emerge. É desafiador porque questiona, mas é fundamental para que a Escola gere cidadãos livres.


 


 

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