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Ed. Libertadora

Pedagogia

Filosofia

Objetivos

 

 

Princípios Pedagógicos

a) Ação pedagógica como elemento de interação;
b)
A ação pedagógica deve desafiar os sujeitos da educação para a busca;

c)
O educando deve assumir-se como sujeito do processo educativo;

d) A educação acontece no encontro com o outro, no caminhar juntos.

      A Educação para a Liberdade
     Em nosso meio Paulo Freire, que nenhum momento deixou de mencionar o caráter essencialmente político de sua pedagogia, portanto, questionadora da realidade, das relações sociais do homem som a natureza e com os outros homens, visando uma transformação, daí ser uma educação de natureza crítica.
     A pedagogia libertadora se firma a partir de uma idéia de educação como um processo de educação de busca e de alcance da identidade das pessoas, dos grupos e dos povos, pelo pensamento, pela ação e pela determinação das mesmas. Por outro lado, a apropriação e aprofundamento dos bens da cultura com a compreensão do mundo especialmente no campo social, para que se gere uma força cada vez maior de transformação das estruturas, no rumo da libertação e da justiça.
     É, portanto, uma proposta ampla e consistente que cresce junto com as mudanças sociais e vá gestada entre a teoria e a prática e pressupõe:
a) Uma concepção de homem universal, único, sujeito, capaz de decidir sobre os rumos da vida e da história, a partir do contexto real;
b) Caráter e objetivo transformador no sentido de tornar a sociedade mais justa, fraterna e igualitária;

c) A descoberta de uma forma participativa de poder, em todos os aspectos de tal modo que sua distribuição entre todos seja elemento maior de educação em termos de liberdade, autonomia, responsabilidade e solidariedade;

d) Formação permanente do professor a partir de sua prática pedagógica, estudos e teorização da mesma;

e) Participação dos professores, pais e alunos na elaboração do plano global da escola, numa busca comum de caminhos, estratégias e decisões;

f) Escola partidária que possibilite a construção de instrumentos necessários para a tomada de consciência individual e grupal, enfim a conquista da cidadania.


 


 

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